Educação Infantil e os primeiros anos na escola marcam o início da socialização dos novos estudantes
Os primeiros anos das crianças na escola são considerados como a primeira etapa da educação e o início de uma vivência com outros indivíduos, fora do ambiente familiar. A socialização é fundamental para a sequência desses novos estudantes que começam ter contato com o ensino pedagógico e que carregarão essa experiência para o resto da vida. É nesta fase que o desenvolvimento e integração social se dão através de brincadeiras, ações lúdicas e direcionadas por uma equipe especializada para a criação do ambiente harmonioso entre as crianças. A partir de projetos interdisciplinares, os alunos desenvolvem autonomia, inúmeras habilidades e competências. Todas baseadas em atividades artísticas, musicais, sociais, e psicomotoras, ampliando assim o conhecimento para os futuros anos de estudo.
Consciente da importância desta primeira etapa educacional das crianças, a equipe pedagógica do Madre Cecília, preocupa –se em favorecer o desenvolvimento integral dos alunos, seja nos aspectos físicos, intelectuais, mentais e também social.
“O processo de aprendizagem nos primeiros anos de vida é fundamental, nesta fase que a criança vivencia, elabora, constrói conceitos e se apropria de boas ferramentas para as séries seguintes. Toda a equipe pedagógica do colégio têm uma preocupação em oferecer uma formação de excelência e receber os alunos de forma muito acolhedora”, explica a vice-diretora da instituição, Suseli Arromba de Souza.
Acreditando que a escola é o segundo meio de socialização depois da família, o colégio Madre Cecília prioriza a forma lúdica nos processos pedagógicos ensinados na educação infantil e, através de ações simples, como brincadeiras, criação e manutenção de amizades com semelhantes, atividades artísticas e esportivas, a criança evolui consideravelmente em todos os aspectos físicos e pedagógicos. “Sabemos que a aprendizagem na educação infantil acontece através de atividades lúdicas e essas atividades são elaboradas de maneira a conduzir a criança a pensar. É no cuidado com o planejamento que está a riqueza desse aprendizado, por isso, relacionamos sempre as áreas do conhecimento e os aspectos do desenvolvimento, que nessa idade precisam ser estimulados”, disse.
O aprimoramento constante da equipe, conforto nos ambientes, dinâmica dos professores nas brincadeiras, somados ao uso do material didático, voltado para o início da construção do conhecimento, faz com que o resultado seja iminente no desenvolvimento dos alunos. Além disso, a abordagem interdisciplinar se faz presente em todos os momentos dentro do colégio, pois a aprendizagem não deve ser fragmentada, como acredita a vice-diretora do colégio.
Os aspectos cognitivos, sócio-emocionais, psicomotores, linguísticos e matemáticos, considerados indispensáveis nessa faixa etária, são trabalhados de forma integrada. “A nossa prioridade é o respeito à infância, à criança em si, aos seus direitos e ao seu pleno desenvolvimento como ser humano nesse início de formação que ocorre na educação infantil”, explica Suseli.
50 anos
Fundado em fevereiro de 1965, neste ano de 2015, o colégio Madre Cecília comemora o seu cinquentenário.
Aliado a esta comemoração, toda a equipe pedagógica esta desenvolvendo um projeto de resgate da história e da tradição do colégio, inclusive com atividades realizadas na educação infantil. Para esta faixa etária, as professoras idealizaram um projeto onde os alunos estão construindo a linha do tempo do Madre Cecília, remetendo ao passado e atualidade.
Na educação infantil é importante o trabalho da música, que contribui para o desenvolvimento da inteligência, memória e integração do ser humano, sendo assim, são apresentados aos alunos canções antigas que eram ensinadas em anos passados, assim como o resgate histórico, culturas antigas, com seus uniformes, resgate de fotografias, etc. “Temos crianças que são filhos de ex –alunos do colégio e esse resgate histórico torna-se possível diante da convivência que temos com estes pais. É uma extensão familiar”, relata Suseli.
Serviço:
Endereço: Av. Coronel Silva Telles, 700 – Cambuí – Campinas
Telefone: (19) 3751-4063 / (19) 35252-4033
Site: www.madrececilia.com.br
Turnos: Manhã, tarde e integral
As matrículas estão abertas e os interessados poderão agendar uma visita através do telefone para visitar o colégio e conhecer o espaço físico e proposta pedagógica. Num ambiente acolhedor e familiar, a educação infantil no colégio Madre Cecília atende crianças de 2 a 5 anos.