Colégio da rede privada entra na luta contra o H1N1
O Brasil registrou em 2016 os primeiros casos de infecção pelo vírus H1N1 em um período antecedente, se comparado ao de 2015. O fato gerou preocupação na área de saúde que lançou previamente a campanha de prevenção contra a doença também conhecida como a Gripe Suína. Em Campinas, o colégio Sagrado Coração de Jesus aderiu à campanha nacional e mudou o seu cotidiano para ajudar no combate contra o vírus.
Com aproximadamente mil alunos diariamente no colégio, a direção da instituição ordenou a instalação de displays com álcool em gel e orientam em salas de aulas as ações que os estudantes devem tomar para se prevenir e propagar as formas de prevenção para fora dos muros da escola.
De acordo com a vice-diretora do colégio, Kátia Mendeleck, os estudantes aderiram à campanha e se mostram preocupados e participativos para ajudarem como agentes de prevenção. "Assim como aconteceu com o surto de dengue, nós trabalhamos a conscientização de nossos estudantes para o perigo com a contaminação do H1N1. Temos um projeto implementado no colégio que busca erradicar qualquer chance de contágio pelo vírus na instituição e o trabalho é de extrema importante, uma vez que os benefícios também são refletidos na sociedade fora do colégio. Os alunos servem de agentes disseminadores das informações aprendidas em sala de aula." disse.
Todas as séries do colégio passaram a ter aulas sobre o tema, para as turmas do Ensino Médio aprofundamos as informações nas aulas de biologia e pesquisas sobre a disseminação do vírus nos laboratórios de ciências. Para os alunos do Ensino Fundamental, aprofundamos o conteúdo com vídeos que mostram como deve ser feita a higienização das mãos, cuidados no dia-a-dia para que a chance de contaminação pelo vírus seja reduzida a níveis mínimos e para os alunos da Educação Infantil, o conteúdo deve ser mostrado de forma mais lúdica.
A equipe de funcionários do colégio também foi orientada a aumentar o rigor no que se refere à limpeza das áreas comuns e em materiais de manipulação constante, como por exemplo, os IPads, teclados dos computadores, corrimãos, maçanetas, entre outros.
O colégio Sagrado Coração de Jesus é uma instituição de ensino de grande infraestrutura e conta com ventilação frequente em todas as suas salas de aula, o que por si dificulta a propagação do vírus, porém os professores estão dando prioridade aos ambientes externos para as aulas onde há possibilidade de realizar as atividades ao ar livre.
Nos casos em que os pais percebem sintomas vinculados ao H1N1 em seus filhos, os mesmos são orientados a não levá-los à escola para evitar a contaminação de outros estudantes e que seja procurado o auxílio médico imediatamente. Um comunicado com esta orientação foi enviado a todos os pais de alunos do colégio Sagrado Coração de Jesus.
Em fevereiro de 2016, o colégio promoveu uma passeata com os estudantes do Ensino Fundamental, na área externa da instituição, para alertar e conscientizar os moradores dos bairros adjacentes ao colégio sobre os perigos da procriação do mosquito da dengue, o Aedes Aegypti e o mesmo deverá ser feito com o H1N1, como finaliza Kátia Mendeleck.
"No último mês fizemos uma passeata que surtiu efeito no bairro. Tivemos pais que vieram comentar conosco que a ação motivou os estudantes a eles próprios tomarem conta da casa no que se refere a eliminar os possíveis criadouros do mosquito da dengue. Como o projeto foi um sucesso, estamos preparando também algo neste sentido para combatermos ao H1N1", finalizou.